Videoendoscopia

Home / Videoendoscopia
Videoendoscopia

A videoendoscopia é um procedimento que possibilita a visualização do aparelho digestivo alto, desde a faringe até o intestino proximal (segunda porção do duodeno), passando pelo esôfago e estômago, permitindo tanto o diagnóstico quanto o tratamento de diversas doenças.

História Breve

Os primeiros gastroscópios surgiram em 1868, embora rudimentares. Em 1881, foi desenvolvido o primeiro gastroscópio rígido, que já apresentava um melhor desenho anatômico e iluminação por lâmpada elétrica. Cerca de 1957 marcou o surgimento do primeiro fibrogastroscópio, ou seja, o endoscópio flexível. A evolução continuou, tornando o equipamento mais fino, longo e com melhor definição. Em 1983, um grande avanço foi alcançado com o lançamento do videoendoscópio.

O videoendoscópio consiste em um dispositivo eletrônico minúsculo, acoplado na extremidade distal do sistema mecânico do endoscópio flexível. Essa unidade eletrônica capta sinais luminosos, codifica-os em impulsos elétricos e os transmite para um monitor de TV.

Finalidades

• Diagnóstica: O exame endoscópico possibilita o diagnóstico de várias doenças no esôfago, estômago e duodeno, como doença do refluxo gastroesofágico, hérnias de hiato, tumores, úlceras, gastrites, pólipos, lesões pré-malignas, entre outras. Também permite a realização de biópsias para confirmação diagnóstica e pesquisa da bactéria Helicobacter pylori.
  • Terapêutica: Além do diagnóstico, a videoendoscopia pode ser utilizada para procedimentos terapêuticos, como cauterização de lesões hemorrágicas, esclerose de varizes esofágicas, ressecção de pequenos tumores, colocação de sondas para alimentação, colocação de Balão Intragástrico e gastroplastia endoscópica para tratamento da obesidade.

Como é Feito o Exame

• É obrigatório que o paciente esteja acompanhado durante o exame.
  • É necessário um jejum de 8 a 10 horas, geralmente com o exame sendo realizado pela manhã.
  • Óculos e próteses dentárias móveis (dentaduras) devem ser retirados antes do exame.
  • O paciente receberá um spray anestésico na garganta para facilitar a inserção do endoscópio.
  • Em seguida, receberá outras medicações para sedação e analgesia.
  • Durante o exame, o endoscópio passa lentamente pela garganta até alcançar o esôfago, estômago e início do intestino ..delgado (duodeno). Qualquer área anormal pode ser biopsiada.

Pós-Exame

• A garganta permanece anestesiada por cerca de 30 minutos, por isso evite líquidos, comida ou gargarejos nesse período.
  • Recomenda-se não dirigir no mesmo dia.
  • Após chegar em casa, é comum que o paciente durma por várias horas, e é possível que, ao acordar, não se lembre do exame devido ao efeito do sedativo.

A endoscopia é rápida, indolor e segura quando o paciente é adequadamente sedado. Nossa prioridade é seu conforto e bem-estar durante todo o processo.