Estivemos recentemente no Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica realizado em Florianópolis no início de outubro.
Números impressionantes foram apresentados:
– no Brasil, cerca de 51% da população está acima do peso, 15% são obesos e 5 milhões apresentam obesidade mórbida;
– somos o segundo país do mundo que mais realiza cirurgias bariátrica – cerca de 100 mil ao ano; infelizmente apenas 0,2% pelo SUS;
– existem cerca de 5 milhões de diabéticos no Brasil;
– várias entidades e sociedades médicas do Brasil e do mundo recomendam a realização de cirurgia bariátrica e metabólica também para pacientes com IMC entre 30 e 34,9 e, recentemente o Conselho Federal de Medicina publicou o parecer 38/2017 recomendando a cirurgia, desde que obedecidos todos os critérios;
Inúmeros temas relacionados a Obesidade e Diabetes tipo II foram abordados, além de novas tecnologias menos invasivas para e perda de peso e melhora ou cura do Diabetes.
Destaque para a Gastroplastia endoscópica – procedimento que consiste na redução do estômago sem necessidade de cirurgia.
Muito em evidência, também, o balão ajustável com duração de 1 ano e o uso endoscópico do Plasma de Argônio para os pacientes pós-bariátricos com reganho de peso.
Faça um comentário